O espetáculo "Ondas da Liberdade" é mais um grande desafio para os alunos da E.E.M. Azevedo Cruz, em Outeiro, Cardoso Moreira, desde 2005 ensaiam e estudam os textos a serem apresentados, muitos deles de difícil assimilação.
Jovens de 10 a 21 anos conseguem emitir tamanha seriedade ao espetáculo que é uma junção de teatro, poesia e música, cuja linguagem visa contextualizar não só o período da escravidão,mas também da atualidade.
Os próprios alunos contribuem para a construção da peça, além da participação de Simone, mãe de três alunos que atuam no espetáculo.
A peça conta ainda com a colaboração do músico - campista Carlos Alberto Bissogno, que preparou a trilha sonora mesclando ritmos, sons e instrumentos de origem africana e brasileira. Cabe ressaltar que até mesmo o ato de tear (a artesã produzirá um objeto no palco) terá música-tema.
"Ondas da Liberdade" não pára por aí! Professores e pessoal de apoio também estarão em cena, traçando um perfil de interação e igualdade.
Trata-se de desafio, pois o grupo, de crianças e adolescentes interpreta textos rebuscados e consegue administrar toda informação de sofrimento da época da escravidão e seus reflexos, sem que em qualquer momento deixe de observar o teor da esperança e os das modificações em relação à discriminação racial.
O cenário será rústico, ora simples, ora sujo, demonstrando indiretamente a realidade do período escravagista. Haverá tristeza constante durante a peça, mas também serão apresentadas as conquistas como as leis absolutistas, cotas para universidades, reconhecimento em lei que racismo é crime, destaque de líderes negros, ênfase ao fim da discriminação, entre outros fatos.
Muitas são as surpresas e elas estarão imbuídas no contexto do passado, presente e futuro que só a arte pode reger ao mesmo tempo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário